ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Estresse: um herói ou o vilão deste século?

Que vivemos em um mundo estressado, todos já sabem, não?

Mas qual é a diferença entre o estresse “normal” do dia a dia e aquele prejudicial à saúde?

Primeiro: estresse é bom!

Parece contraditório, mas o estado de alerta criado pelo estresse é extremamente útil!

É uma defesa para que você consiga se virar na natureza, como um “modo de sobrevivência”, onde vários hormônios são liberados! Isso o faz manter-se alterta para pensar rápido.

Segundo: estresse demais é ruim!

Okay, já vimos como o estresse pode nos ajudar em certos casos, porém, da mesma forma que ele nos auxilia a tirar o máximo do nosso cérebro e corpo, pode ser prejudicial. Afinal, o descanso não é apenas bom, mas essencial! Manter-se em estado de alerta o tempo todo pode o impedir de repor suas energias, “gastando” corpo e mente.

Isso pode refletir em problemas como, por exemplo, a conhecida Síndrome do Pânico, que impede o cérebro de diferenciar situações de perigo real, como desconfortos ocasionais, fazendo com que o indivíduo sofra quase que o tempo todo.

Extresse x Mundo Moderno

Não temos mais situações de predadores nos caçando ou a necessidade de correr atrás de nossas comidas, todavia vivemos muitos momentos de tensão e nervosismo ao longo dos dias.

Carros buzinando, a corrida atrás do transporte público, o alcance de metas empresariais, etc. Na maioria das vezes, não é um caso de vida ou morte, mas para o cérebro não há diferença. Ele é estimulado da mesma forma nas regiões que seriam responsáveis por esses instintos, com a diferença que no “mundo moderno” esses estímulos são constantes e as pessoas não conseguem se desligar.

Uma forma de aliviar a tensão

Busque meditar e relaxar ao longo do dia, fazendo respirações controladas. Assim você, inconscientemente, estará aliviando a tensão dos músculos e os pensamentos. Além disso, atividades físicas e terapia também ajudam a desestressar.

Marque uma consulta conosco e torne seu dia melhor!

Ligue para (11) 3798-0384.