A concentração é um fator importante a ser levado em conta quando o assunto é produtividade. Uma pessoa desconcentrada não renderá o esperado seja nos estudos, no trabalho e, até mesmo, em atividades pessoais.

Pensando nisso, uma empresa americana desenvolveu setlists musicais que facilitam a concentração e a manter o foco. As melodias foram selecionadas com base em estudos das áreas da neurociência e psicologia que indicaram que, entre as diversas sonoridades, as músicas clássicas e os sons de chuva, por exemplo, maximizam a atenção do ouvinte.

Ainda segundo a empresa, o tempo médio que as pessoas conseguem manter-se concentradas é de 20 minutos por vez, mas com a faixa musical correta, esse tempo pode se prolongar por até 100 minutos. Veja abaixo algumas sugestões de trilhas sonoras para aumentar a concentração e manter o foco.

Mudanças diárias ajudam a manter a concentração e o foco.

Não são apenas músicas específicas que ajudam na concentração; pequenas mudanças de hábitos também influenciam positivamente no assunto. Veja algumas sugestões para maximizar a sua concentração e o seu foco.

  • Aprenda a ouvir a sua mente inconsciente e a utilizá-la a seu favor. Reconheça os padrões de comportamento que interferem no dia a dia e tente transformá-los.

Milton Erickson foi extremamente certeiro quando afirmou a força da mente inconsciente e a influência dela na vida cotidiana. Afinal, ela é a responsável por 95% das mudanças comportamentais. Ao utilizar a Hipnose Ericksoniana para autoconhecer-se e modificar padrões não saudáveis em sua vida, você, automaticamente, promove mudanças positivas em sua mente que refletirão em todos os aspectos de sua vida.

  • Defina três metas para o dia seguinte

À noite, antes de dormir, defina quais tarefas deverão ser realizadas no dia seguinte. Assim enquanto a sua consciência “dorme”, outras partes da sua mente se disponibilizam para reunir as informações necessárias para a realização das atividades escolhidas.

Quando ao momento de realizar as tarefas a noite, resista a tentação de substitui-las por outras tarefas que se apresentarão. Sempre que possível, postergue tudo que pode interferir no processo de resolução até que as atividades sejam finalizadas.

No final do dia, você perceberá que a maioria das “emergências” que apareceram, no final das contas, não eram tão urgentes assim.

  • Organize pequenas pausas durante o dia

Como a concentração não pode ser mantida indefinidamente, corte seu dia em “fatias” para evitar esgotar suas possibilidades de mantê-la quando necessário. Fazer algo prazeroso e diferente da atividade anterior pode ajudar. Nesse momento, até um cafezinho funciona.

Fonte auxiliar: Focus@will