Deitar-se na cama, pegar no sono em poucos minutos e dormir tranquilamente a noite inteira parece ser impossível para pessoas que sofrem com insônia. Esse é um problema muito comum, mas que pode interferir negativamente na vida pessoal e profissional.

Por isso, a insônia precisa ser tratada, mas não necessariamente com medicamentos. A hipnose também é um tratamento para a insônia, e muito eficaz, que traz diversos benefícios e resultados rápidos.

Veja nesse artigo como é possível fazer o tratamento da insônia com hipnose, como isso acontece e quais são as vantagens em optar por esse método para obter a cura.

Quais são as principais causas da insônia?

Acordar no meio da noite e perder o sono são apenas algumas das manifestações da insônia. Ela também pode se caracterizar pela dificuldade em começar a dormir, ou então pelo despertar várias vezes no meio da noite.

A insônia não é uma doença, mas sim um sintoma, e indica que algo está errado com o corpo ou a mente. Ela pode ser causada por um estímulo fisiológico que impede o organismo de relaxar, ou então por uma excitação mental que também interfere no sono.

Assim, as principais causas da insônia são:

  • Estresse;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Desequilíbrio orgânico;
  • Dores crônicas;
  • Mudanças de horário;
  • Maus hábitos de sono.

Como atualmente as pessoas vivem atribuladamente, com diversas tarefas e obrigações, a insônia, na maioria das vezes, é causada por esses fatores, que impedem corpo e mente de relaxarem para um sono reparador.

O resultado da insônia é sentido no dia seguinte e nos posteriores, se o problema não for solucionado. E ele pode impactar de forma expressiva e negativamente a vida do insone.

Quais são as consequências desse problema?

As consequências da insônia atingem tanto o corpo como a mente.

O corpo porque o organismo humano precisa de um período de descanso para recompor-se. Isso acontece durante o sono, e se ele não possui qualidade ou dura poucas horas, esse tempo pode não ser suficiente para recuperar a energia.

Com isso podem manifestar-se diversos problemas a curto e longo prazo, como:

  • Dores pelo corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento do colesterol;
  • Obesidade;
  • Agravamento de problemas já existentes;
  • Alterações no apetite;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas.

As consequências da insônia para a mente acontecem porque o cérebro também precisa de uma pausa. Quando o sono não é suficiente para que ele descanse, diversas habilidades ficam comprometidas e o humor e estado psicológico alteram-se.

Algumas consequências da insônia para o cérebro e a mente são:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Lapsos de memória;
  • Menor rendimento no trabalho;
  • Desatenção.

A insônia também pode levar ao consumo excessivo do álcool, do cigarro e também do café. Em alguns casos ela pode causar dependência de substâncias químicas, como remédios para dormir ou drogas ilícitas.

Por isso, é fundamental buscar o tratamento da insônia quando ela se manifesta de forma contínua. E para que se possa obter resultados eficazes e sem contraindicação, a hipnose é uma alternativa.

Como a hipnose auxilia no tratamento da insônia?

Comumente pessoas que têm problemas para dormir procuram ajuda médica e são tratadas com medicamentos para minimizar o problema e promover o sono.

Embora esse método ajude o insone a dormir, trata-se de um tratamento incompleto. Isso porque, como foi dito, a insônia é um sintoma de que algo está errado, assim, se não for tratada a sua causa, ela continuará manifestando-se.

Por isso é que a hipnose pode alcançar melhores resultados como tratamento da insônia. Ao invés de apenas estimular o sono, ela ajuda a descobrir, e permite ao insone superar, o que o impede de dormir.

Superando o problema, a pessoa então conseguirá ter um sono reparador, sem precisar recorrer aos medicamentos para que seu corpo relaxe. Trata-se de um processo natural, e que por isso, não traz reações negativas ou efeitos colaterais indesejados.

Como é o procedimento?

Para tratar a insônia com hipnose é preciso realizar sessões de hipnoterapia, que variam em número e abordagem segundo cada indivíduo e a resposta que ele demonstre para o tratamento.

O primeiro passo consiste em descobrir a causa da insônia. Muitas vezes ela pode manter-se guardada em seu inconsciente, e então, com o estado focado de atenção estimulado pela hipnose, a pessoa consegue encontrar em sua mente o que a impede de dormir.

Nas sessões seguintes o hipnoterapeuta orientará o insone ajudando-o a superar esses problemas. Utilizando estratégias e estímulos para guiar o seu paciente, o hipnoterapeuta auxilia na mudança de hábitos, postura e comportamento, para que a pessoa possa superar dificuldades, bloqueios e traumas que possam existir.

Assim, o paciente alcança o autoconhecimento, e a partir dele encontra alternativas para lidar com seus problemas. Ele consegue ter uma visão mais ampla de si, da sua vida e das situações que vivencia, e é dessa maneira que se coloca numa posição mais reflexiva para encontrar a cura.

Quais resultados pode-se alcançar?

É preciso sempre lembrar que nenhum tipo de tratamento pode levar à cura da noite para o dia. Assim, utilizando a hipnose para tratar a insônia pode-se alcançar resultados rápidos, o que não significa que em apenas uma sessão tudo estará resolvido.

Como dissemos, o número de sessões varia para cada pessoa, pois depende dela encontrar a respostas em si. No entanto, a solução para a insônia com a hipnose é efetiva, porque trata a raiz do problema.

Assim, com a hipnose, além de dormir bem novamente, a pessoa também terá uma postura mais confiante, pois conseguirá se conhecer melhor. Poderá enfrentar seus problemas com segurança, e assim, impedir que situações do dia a dia interfiram na qualidade do seu sono.

Com isso, alcança-se também o bem-estar e qualidade de vida, já que todo o organismo será impactado positivamente e haverá melhora na autoestima. Isso porque a pessoa desempenhará melhor tudo aquilo que se propuser a fazer.

Quais são os benefícios?

Cada vez mais a hipnose vem ganhando espaço entre os profissionais como alternativa para tratamentos diversos. E as pessoas buscam por ela porque seus benefícios estão ficando conhecidos e a hipnose se mostra vantajosa em comparação com outras técnicas e métodos.

Utilizando a hipnose como tratamento da insônia é possível alcançar benefícios como:

  • Não é necessário utilizar medicamentos;
  • Não há contraindicações na hipnoterapia;
  • Os resultados são efetivos;
  • O problema é solucionado mais rápido;
  • O paciente passa a conhecer mais a si mesmo;
  • Há superação de medos, inseguranças, bloqueios, entre outros.

No entanto, para que tudo isso seja possível e a insônia curada, é preciso que o tratamento seja realizado por um especialista capacitado. Afinal, para aplicar sessões de hipnoterapia é fundamental ter o conhecimento adequado e treinamento para isso. Pois a hipnose é um campo científico, e como tal, precisa ser estudada.

A hipnose para tratamento da insônia é uma alternativa que traz resultados satisfatórios para o paciente. Isso porque ela traz a solução rápida e o problema é superado, não apenas contornado. Por isso, é interessante oferecer também essa técnica no consultório, garantindo opções de tratamento para os pacientes.

A hipnose é uma técnica que influencia nos hábitos e comportamento, por isso, muitas vezes é confundida com a PNL. Continue conosco e conheça essas diferenças entre hipnose e PNL!