Conheça nessa segunda parte outras contribuições que o Dr. Stephen trouxe a Hipnose Ericksoniana 

Campo Relacional

Milton Erickson falou da qualidade no processo relacional, mas nunca nomeou o campo que essa qualidade cria e nem teceu reflexões sobre a importância do mesmo para o processo psicoterapêutico.

Nomeando esse espaço de segurança como campo relacional Dr. Stephen, nos treinamentos do ACT Institute, ensina a captar as informações que emergem dentro desse ambiente de cura, visando compreender melhor os fatores implícitos do paciente.

O campo também permite que as estratégias ericksonianas utilizadas favoreçam ao paciente acessar a resposta do inconsciente, com maior intensidade e variedade de elementos que, em Hipnose Ericksoniana, acaba sendo um fator crucial para o cliente  se conectar com perspectivas libertadores e associações emocionais de cura.

Erickson em evolução

Todo o trabalho de Erickson está focado na melhoria do diálogo da mente consciente com a mente inconsciente. O hipnoterpêuta construiu algumas estratégias, mas, deixou o terreno aberto para que os futuros estudiosos da Hipnose Ericksoniana pudessem aperfeiçoar e melhorar as técnicas de acesso a sabedoria profunda do inconsciente.

Citação: Dr. Stephen veio desmistificar inúmeros outros instrumentos que ampliam a capacidade para o diálogo com essa fonte de recursos internos, ampliando os horizontes técnicos e teóricos para entendimento e conexão com a mente inconsciente.

Correção da Experiência Emocional

Buscando trabalhar as aprendizagens incompletas, carregadas de associações emocionais de sofrimento, Dr. Stephen desenvolveu uma técnica que permite que o paciente, nos estados de transe,  reviva os momentos onde tais dificuldades foram desenvolvidas, agora numa nova perspectiva, para realizar a correção da experiência emocional (nome da técnica desenvolvida). Utilizando da linguagem indireta, e de toda sua bagagem no tratamento do trauma, ele vai ajudando o paciente, através do acesso de novos recursos provindos da mente inconsciente, a reconstruir esses sofrimentos internalizados, promovendo toda uma reestruturação emocional.

Integralidade do Ser

Dr. Stephen amplia o campo de investigação de Erickson, favorecendo que com as estratégias Ericksonianas possamos ter um olhar para a integralidade do ser (aspectos sociais, psicológicos, orgânicos) visando integrar um conjunto de informações e contextos do ser, permitindo que em sua totalidade o paciente caminhe rumo ao desenvolvimento e cura interior. 

Essas são apenas algumas contribuições importantes do trabalho do Dr. Stephen Paul Adler ao estudo de Milton Erickson ao longo de sua carreira. 

Perdeu a primeira parte? Clique aqui para ler.