ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

A difícil tarefa de se manter focado e concentrado

A concentração é um fator importante a ser levado em conta quando o assunto é produtividade. Uma pessoa desconcentrada não renderá o esperado, seja nos estudos, no trabalho ou até mesmo em atividades pessoais.

Pensando nisso, uma empresa americana desenvolveu setlists musicais que facilitam a na concentração e a manter o foco. As melodias foram selecionadas com base em estudos das áreas da neurociência e psicologia que indicaram que, entre as diversas sonoridades, as músicas clássicas e os sons de chuva, por exemplo, maximizam a atenção do ouvinte.

Ainda segundo a empresa, o tempo médio que as pessoas conseguem se manter concentradas é de 20 minutos por vez, mas com a faixa musical correta esse tempo pode se prolongar por até 100 minutos. Veja abaixo algumas sugestões de trilhas sonoras para aumentar a concentração e manter o foco.

 

 

 

Mudanças diárias ajudam a manter a concentração e o foco

Não são apenas músicas específicas que ajudam na concentração, mas pequenas mudanças de hábitos também influenciam positivamente no assunto. Veja algumas sugestões para maximizar a sua concentração e o seu foco.

1) Aprenda a ouvir a sua mente inconsciente e a utilizá-la a seu a favor. Reconheça os padrões de comportamento que interferem no dia a dia e mude-os. Milton Erickson foi extremamente certeiro quando afirmou sobre a força da mente inconsciente, responsável por 95% das mudanças comportamentais, e a influência dela na vida cotidiana. Ao utilizar a Hipnose Ericksoniana para o autoconhecimento e modificação de padrões não saudáveis em sua vida, você automaticamente promove mudanças positivas em sua mente que refletirão em todos os aspectos de sua vida.

2) Defina metas para o dia seguinte. Antes de dormir, defina quais tarefas deverão ser realizadas no dia seguinte. Assim enquanto a sua consciência “dorme”, outras partes da sua mente se disponibilizam para reunir as informações necessárias para a realização das atividades escolhidas. No dia seguinte, quando ao momento de realizar as tarefas, resista a tentação de substituí-las por outras tarefas que se apresentarão. Sempre que possível, postergue tudo que pode interferir no processo de resolução até que as atividades sejam finalizadas. No final do dia, você perceberá que a maioria das “emergências” que apareceram, no final das contas, não eram tão urgentes assim.

3) Organize pequenas pausas durante o dia. Como a concentração não pode ser mantida indefinidamente, corte seu dia em “fatias” para evitar esgotar suas possibilidades de mantê-la quando necessário. Fazer algo prazeroso e diferente da atividade anterior pode ajudar. Como Milton Erickson dizia “reserve todos os dias um tempo para cheirar as rosas”.

3) Mantenha um padrão regular de sono. A falta do sono provoca o desequilíbrio endócrino e metabólico. Como consequência, a pessoa pode engordar ou emagrecer muito. Tudo funciona sem equilíbrio, desregulando. Até mesmo o nível do colesterol e do triglicérides pode ser resolvido com um padrão regular adequado de sono. O sono torna-se uma verdadeira terapia.

Fonte: Exame.com e Focus@will