Existem diversas formas de direcionar nossa carreira para novas e promissoras atribuições. Capacitar-nos em certas técnicas pode fazer com que seja possível aplicar nossos conhecimentos em métodos inovadores.

Um recurso que, apesar de antigo, está ganhando destaque e tem todas as possibilidades de ser um sucesso é a hipnose na odontologia.

Inovação é a palavra do futuro, e aplicar a hipnose em procedimentos odontológicos tem todas as características para obtermos êxito nesse sentido, já que ela une duas especialidades distintas: a odontologia e a psicologia. Tudo isso serve para aumentar o conforto e a qualidade do atendimento aos pacientes.

A enorme diferença entre esses dois ramos de atuação confere a esse método uma noção de novidade vantajosa para todos os profissionais de psicologia, pois amplia seu escopo de trabalho e sua aplicação apresenta-se como um diferencial ao atendimento clínico padrão.

A principal aplicação da hipnose na odontologia é como anestesia. Normalmente a hipnose é realizada antes do paciente sentar-se à cadeira do dentista, para depois iniciar o procedimento em estado sonambúlico.

Existem diversos graus de hipnose. Neles, o paciente pode atingir níveis de estado inconsciente que variam entre leve e profundo, e cada um deles permite ao dentista realizar os procedimentos necessários com calma e sem problemas recorrentes.

Como saber se essa técnica realmente gera vantagens para o paciente? Confira os 5 principais benefícios da aplicação desse método!

1. Controla efeitos indesejáveis no paciente

Muitas coisas podem acontecer quando o dentista está realizando um procedimento, e muitas delas são reações do paciente diante de sua consciência do tratamento. Algumas ocorrem por causa da tensão, outras devido às aplicações profundas que o dentista realiza e que fazem o paciente reagir com impulsos que atrapalham todo o trabalho.

A hipnose na odontologia controla esses efeitos, concedendo mais conforto ao paciente e facilitando o trabalho do dentista. Confira alguns deles:

Salivação

O indivíduo que é devidamente acalmado com a hipnose reduz significativamente a salivação, uma reação comum do organismo quando algo é introduzido na boca — como um instrumento do dentista. Com o corpo relaxado, a quantidade de saliva gerada pelo organismo reduz consideravelmente.

Ânsia de vômito

Alguns procedimentos realizados pelos dentistas causam náuseas. Isso acontece devido às condições psicológicas do paciente, como a própria ansiedade. Com a hipnose, o contato e o estímulo que o dentista aplica à boca não têm efeitos tão fortes por conta do grau de relaxamento do paciente, evitando essas condições.

Sangramento

Procedimentos mais agressivos podem causar sangramento nas gengivas. Até a própria tensão do paciente diante da situação pode acarretar feridas e sangramento durante o tratamento odontológico. Nesse sentido, a hipnose acalma a pessoa, controlando os sangramentos durante as consultas.

2. Evita traumas na primeira consulta de crianças

O fato do dentista ser “demonizado” por histórias horripilantes, ter fama de causar dores inconcebíveis e realizar tratamentos absurdos é um dos principais fatores para desistência de ir ao dentista por diversas pessoas.

Crianças, por uma atitude instintiva, são suscetíveis ao medo de qualquer coisa desconhecida. Elas podem ter pavor de ir ao dentista sem antes ter passado por isso, ainda mais se tiverem contato com histórias de episódios nada agradáveis.

Para acabar com as possibilidades de um trauma que pode perdurar por toda a vida do indivíduo, realizar a primeira consulta ao dentista com auxílio da hipnose pode ser positivo e eficaz, reduzindo a probabilidade de problemas futuros que a criança possa ter na hora de realizar algum tratamento.

3. Elimina a dor

Todos sabemos que idas ao dentista podem ser dolorosas e traumatizantes. Por isso, ter ferramentas para que o paciente não sinta dor alguma e mantenha a calma é a chave para a excelência no atendimento odontológico.

Como vimos, a hipnose era utilizada principalmente como forma de anestesia, já que o estado hipnótico profundo do paciente o inibe de sentir as dores características dos tratamentos.

É comum, em certos casos, hipnotizar o paciente antes da aplicação de uma anestesia local, reduzindo seu temor pelas agulhas. Dependendo do grau de hipnose, é possível realizar procedimentos como canais sem uso de anestesia.

4. Promove tranquilidade para o trabalho do dentista

Um dos aspectos mais agravantes de problemas no tratamento dentário é a ansiedade e o medo do paciente. Esse fato reflete em dificuldades para o dentista, que dentro do tempo da consulta tem que se desdobrar para realizar todo o trabalho previsto e ainda administrar a condição do paciente.

Em situações excepcionais, algumas pessoas podem ter episódios de bruxismo, excesso de sangramento e problemas decorrentes do pavor, como falta de ar e taquicardia.

O clima de tranquilidade que a hipnose promove ajuda muito o trabalho do profissional dentista. Por conta disso ele consegue focar nos detalhes do tratamento com mais tranquilidade e realizar todos os procedimentos previstos com eficácia.

5. Reduz o tempo percebido pelo paciente

A hipnose na odontologia fornece ferramentas tanto para melhorar o serviço do dentista quanto o atendimento ao paciente.

Muitas pessoas relatam sofrer por horas no consultório do profissional, em tratamentos custosos e excessivamente longos — uma verdadeira tortura que só faz com que elas simpatizem menos ainda com as idas ao dentista.

Existem diversos outros relatos de pessoas que foram submetidas à hipnose antes do tratamento e que disseram ficar com a sensação de ter passado poucos minutos em um procedimento que durou, na verdade, horas.

Essa sensação de redução do tempo em uma consulta é um benefício muito bem-visto pelo paciente, pois além de não sentir dor alguma, ele não precisa se submeter a um longo tempo consciente da sua condição, ficando longe dos medos causados pela antecipação da dor e em um estado de total relaxamento.

Esses são alguns dos inúmeros benefícios que a hipnose na odontologia oferece para os profissionais e os pacientes. Incrível, não acha? Adquirir conhecimento sobre alternativas exclusivas e eficazes para aplicação da nossa expertise é a melhor coisa que podemos fazer para obter mais sucesso na carreira. Não pare por aqui! Siga-nos nas redes sociais e descubra muito mais! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.