Crenças limitantes são pensamentos convictos que condicionam decisões do dia à dia e nos impedem de agir em determinadas circunstâncias. 

Em resumo, crenças limitantes são algo em que acreditamos e que nos limitam de alguma forma. Exemplos: Nunca vou emagrecer porque não tenho disciplina para manter a dieta e praticar exercícios. Nunca vou encontrar alguém, pois não sou bom/boa suficiente. Ninguém gosta de mim. Nunca tenho dinheiro para nada, etc.

Essas crenças ditam o que podemos (e o que não podemos) fazer, são nossos “limites”. São levadas como verdade absoluta por algumas pessoas. Por isso, quando dois indivíduos enfrentam uma situação idêntica, dificilmente eles serão guiados pelos mesmos pensamentos ou agirão da mesma forma, pois cada um possui em si uma crença diferente. 

Esses tipos de pensamentos nos invadem a todo momento, isso é natural, mas poucos indivíduos se conscientizam de que as palavras possuem força em nosso aspecto psíquico e físico. Por isso, é extremamente importante identificar se seu pensamento é apenas uma ideia que surge e some quase que instantaneamente, ou se ela paralisa a sua vida em diferentes aspectos.  

Ao acumularmos crenças, nos tornamos prisioneiros de conceitos que nos influenciam de forma decisiva, limitando nossa capacidade de fazer ou não as coisas. É necessário criar um método para diminuir os efeitos que esses pensamentos causam. 

Como identificar uma crença limitante

Uma dica é sempre se perguntar o porquê, essa indagação pode identificar o que é crença do que é um fato, sendo capaz de trazer a tona nossas razões e isso diminui o estresse de pensamentos indevidos. 

Essa é uma das formas para reconhecer nossas crenças limitantes, mas se ainda assim for difícil de identificá-las, métodos que usam o poder do inconsciente são mais efetivos.

A Hipnose Ericksoniana pode te ajudar a superar uma crença limitante

A Hipnose Ericksoniana é uma excelente aliada, pois age na parte “profunda da mente”, onde se fixam os pensamentos e raciocínios que acabam se integrando ao que somos. Complementando a hipnose, existem métodos que unem a técnica da abordagem mental às técnicas práticas de reformulação de condutas diárias.

O método Ericksoniano é um dos mais elogiados neste sentido, por ter uma abordagem menos “agressiva” para o paciente se abrir e revelar medos e angústias que possa ter, quebrando expectativas e ideias negativas relacionadas a si mesmo.

Gostou do artigo? O ACT Institute possui a melhor formação de Hipnose Ericksoniana do país. Para se aprofundar mais Clique aqui e não perca a chance de aprender sobre auto hipnose e melhorar seu desenvolvimento pessoal.