A Hipnose Ericksoniana pode ser uma opção de terapia para obter uma vida mais saudável, pois por meio dela é possível modificar a relação que a pessoa tem com a comida e, consequentemente, seus hábitos alimentares.

Veja o quão eficaz a Hipnose Ericksoniana pode ser para proporcionar ao paciente bem-estar e qualidade de vida:

A função dos alimentos é fornecer ao organismo a energia necessária para que ele se mantenha ativo e saudável. No entanto, algumas pessoas apresentam uma relação compulsiva com a comida.  

A compulsão alimentar é um distúrbio caracterizado pela falta de controle sobre as emoções. Ela se mostra como uma necessidade incontrolável de comer, mesmo sem sentir fome, o que leva a pessoa ingerir grandes porções de alimentos ao longo do dia.

Normalmente, após o episódio de descontrole, a pessoa se sente arrependida, culpada, impotente e frustrada com seus hábitos alimentares. 

Sintomas:

  • Comer escondido
  • Comer sem fome
  • Comer muito rápido
  • Comer até sentir-se mal
  • Comer durante o dia todo
  • Comer para “aliviar o stress”
  • Comer e sentir-se culpado
  • Comer e sentir-se impotente frente à comida

Há diferentes motivos que levam uma pessoa ao estado de compulsão, alguns deles são decorrentes de questões emocionais, pois a comida muitas vezes é usada como suporte emocional. 

É muito comum as pessoas buscarem a comida para minimizar e/ou compensar suas tristezas, frustrações, ansiedades e estresses do dia a dia. Quem sofre de ansiedade ou depressão têm maior propensão ao distúrbio, mas pessoas que apresentam baixa autoestima ou algum tipo de trauma também têm grandes chances de desenvolver esse distúrbio.

Hipnose Ericksoniana para uma vida saudável

Hábitos e costumes estão enraizados em aprendizagens incompletas que fazem parte do mundo interno do paciente. Para modificá-las, é necessário acessar a sabedoria do inconsciente. A intervenção hipnótica pode possibilitar condições para que a pessoa acesse esse conjunto de recursos objetivando mudar essas aprendizagens incompletas. 

A Hipnose Ericksoniana promove uma condição especial interna, estágio de transe, e nessa etapa a pessoa desenvolve mais consciência para identificar os elementos que fazem com que ela se relacione dessa maneira com o inconsciente. Esse estado ajuda o paciente a acessar os recursos da mente inconsciente para que ele identifique os pontos da má relação com a alimentação.

O método ericksoniano se apresenta como excelente aliado na busca pela saúde. Com um olhar mais amplo sobre o que está acontecendo consigo mesmo, o paciente conseguirá de maneira eficiente mudar seus antigos hábitos, já que agora passa a entender suas emoções e experiências com os alimentos.