O mercado de coaching está em constante expansão, com novos profissionais iniciando sua atuação e especialidades diferentes que surgem com frequência. E para quem deseja atuar como coach, para conseguir destacar-se em meio a tantos profissionais é preciso preparo e dedicação, além de um diferencial.

Neste artigo vamos apresentar para você diversos pontos importantes que precisam ser observados por quem deseja consolidar uma carreira de sucesso nesse ramo. Bem como apresentaremos informações úteis para que você saiba como se preparar para esse mercado.

Continue lendo e descubra o que é preciso ser e fazer para alcançar o sucesso como coach.

Quais são as principais habilidades do profissional de coach?

Em todas as áreas de atuação é preciso ter qualidades e conhecimentos que nos tornam aptos para atuar nesse segmento, e com o coach isso não é diferente. Esse profissional precisa reunir uma série de habilidades que vão possibilitar sua atuação no mercado.

É preciso estar ciente de que para seguir essa carreira é fundamental ter autoconhecimento para saber onde estão seus pontos fortes, fracos e explorar o seu potencial. Mas também é preciso saber identificar as necessidades das outras pessoas.

Afinal, o coach deve conhecer o outro para diagnosticar suas limitações e potenciais, analisar as metas que pretende alcançar, e então ajudá-lo a equilibrar os pontos desarmônicos para chegar ao seu objetivo.

Embora existam diversas especialidades no coach as qualidades desse profissional pouco ou nada mudam, pois independem do segmento no qual se pretende atuar. A forma como o coach atua é basicamente uma só, por isso, entre as qualidades ou habilidades que compõem um bom coach podemos destacar:

1. Boa comunicação

É fundamental para um bom coach que ele saiba como expressar-se, como reunir argumentos convincentes e se fazer entender. Então, a boa comunicação é um ponto essencial para que consiga cultivar uma relação de confiança com seus clientes.

Além da fala em si, a comunicação também se dá pela postura e a linguagem corporal. Por isso, o coach além de saber conduzir uma conversa agradável, precisa demonstrar uma postura firme, confiante e segura.

2. Sociabilidade

A boa comunicação deve ser aliada às habilidades sociais. Uma pessoa muito introvertida ou tímida não conseguirá cativar a simpatia dos demais. Ela precisa ser sociável, carismática e agradável.

Por isso, quem deseja seguir carreira como coach deve também saber como conviver socialmente, como fazer amigos, ganhar contatos e interagir com as pessoas, mesmo sem conhecê-las, afinal, o coach vai atuar com indivíduos diferentes o tempo todo.

3. Empatia

Também é fundamental falarmos da importância da empatia para o coach, porque sem ela, ele pode não conseguir atuar com sucesso. Isso porque é essencial que esse profissional consiga se colocar no lugar de seu cliente para entender suas dores e necessidades.

A empatia possibilita olhar para a realidade do outro sob o seu ponto de vista, como o cliente enxerga aquela situação. Assim é possível compreender o que ele está sentindo e os problemas que está enfrentando, além de suas limitações, e então ajudar a mudar essa situação.

4. Visão

A visão é mais uma habilidade importante para esse profissional, porque ela possibilita enxergar resultados em logo prazo, ter ideias diferentes do senso comum, buscar originalidade em sua atuação e sugerir alternativas para o alcance de metas do cliente.

Mas a visão também favorece a ele mesmo, porque permite que trace suas próprias metas e faça uma prospecção de sua careira. Isso favorece seu planejamento e destaque no mercado, pois ele saberá adotar estratégias para ter um diferencial e resultados rápidos.

5. Flexibilidade

É preciso considerar que ao atuar nessa carreira você irá se deparar com pessoas que pensam de formas muito diferentes. Algumas vezes elas estarão dispostas a aceitar suas sugestões, em outras pode haver resistência.

Para evitar atritos e se relacionar bem com todos os clientes é essencial ser flexível, compreender que será preciso adaptar-se com frequência para conseguir adotar a postura ideal no trato com cada pessoa.

6. Dedicação

Um coach atua ajudando pessoas ou empresas. Sua meta é fazer com que o cliente atinja as dele e sinta-se satisfeito com as mudanças promovidas. Por isso, esse profissional precisa se dedicar aos interesses do cliente e realmente se comprometer com eles.

Trata-se de assumir o compromisso de ajudar de todas as maneiras possíveis, com foco em encontrar a melhor solução para os problemas ou dificuldades das pessoas. Isso requer um grande desprendimento para compreender que deve ser feito o melhor para ele e não para si mesmo.

7. Motivação

O que o coach vai encontrar em seu caminho, na grande maioria das vezes, são pessoas que estão um pouco perdidas, desmotivadas, vivenciando a desorganização de sua vida pessoal ou profissional, e em certos casos, frustradas com tudo isso.

Então, é preciso que esse profissional esteja motivado para inspirar os seus clientes a partirem para a ação. Ele não pode se deixar influenciar pelos sentimentos negativos e o desânimo, mas sim, levar a sua positividade para eles, e fim de mostrar que é possível mudar a realidade que estão vivendo.

8. Liderança

Liderança não se trata de comandar, mas sim inspirar, motivar, saber tomar decisões, ser um bom exemplo, ter otimismo, entre outras ações positivas. O líder é aquele que estimula as ações e a evolução de uma pessoa ou equipe.

E o coach, como treinador, precisa ser um líder para guiar seus clientes e contagiá-los pelo desejo da mudança. A liderança faz toda a diferença nesse processo de treinamento, porque cria um vínculo de confiança entre o coach e seu cliente.

9. Curiosidade

Uma pessoa curiosa está sempre interessada em aprender, não se contenta em permanecer estagnada e busca pelo conhecimento e evolução constantes. O coach precisa ser assim, até mesmo porque irá se deparar com desafios que vão exigir aprimoramento.

A curiosidade desperta o desejo de saber como as coisas funcionam, como as pessoas pensam, porque agem assim, quais opções existem para solucionar um problema, enfim, ela estimula o pensar e o raciocinar, o que gera possiblidades de novas estratégias para atingir metas e objetivos.

10. Inteligência emocional

 Por fim, o coach precisa desenvolver sua inteligência emocional para conseguir atuar com sucesso. Essa habilidade trata-se de conhecer a si mesmo e aquilo que sente, saber identificar suas emoções e como reagir a elas e controlá-las.

Além disso, também possibilita ler as outras pessoas, identificar o que elas estão sentindo e saber lidar com isso da melhor maneira possível. Esse conhecimento e domínio das emoções permite melhores abordagens em cada situação e oferece segurança para o cliente.

Quais são as tendências de coach?

O mercado de coach também é passível de mudanças, assim como todos os outros. Com elas o que se pretende é oferecer um serviço cada vez melhor para os clientes, com resultados expressivos e até mesmo em menor tempo.

E para que seja possível esse aprimoramento, são desenvolvidas estratégias e metodologias diferentes, e quando elas demonstram bons resultados, tornam-se tendências. A seguir listamos as principais delas no mercado de coach para que você possa conhecê-las.

Analise-as e inspire-se para desenvolver suas próprias ideias a fim de aprimorar os seus serviços e alcançar a total satisfação de seus clientes.

1. Nichos específicos

Já existem segmentos para a carreira de coach, sendo que esse profissional pode atuar em áreas distintas, como nos esportes, em empresas, com famílias, profissionais, entre outros. Porém a tendência do coach é de que esses nichos se tornem cada vez mais específicos.

Um exemplo seria o coach financeiro atuando especificamente com pequenas empresas. Ou um coach de vendas focado no e-commerce, entre muitos outros. Embora reduza o campo de atuação, possibilita especializar-se numa determinada área e oferecer melhores serviços.

2. Atendimento online

Com os diversos recursos que a tecnologia da comunicação oferece, é possível fazer atendimentos também pela internet. Essa é uma forma de ampliar o mercado de atuação, porque então é possível atender pessoas em todo o mundo.

E o atendimento não precisa seguir um horário comercial, mas pode ser combinado conforme melhor para ambas as partes, coach e cliente. Isso aumenta ainda mais a possiblidade de ganhar clientes.

3. Atendimento em grupo

O atendimento em grupo pode reunir diversas pessoas com objetivos em comum. A vantagem dessa tendência é que além de prestar suporte para várias pessoas, ocupando o tempo de uma única consulta, ainda cria-se vínculos de amizade e motivação entre elas.

Porque dessa maneira reunimos pessoas semelhantes que vivem realidades parecidas, e elas auxiliam no processo de transformação de todo o grupo, oferecendo uma contribuição com sua experiência, o que gera empatia e inspiração.

4. Flash coaching

O flash coaching trata-se de um atendimento rápido, com poucas sessões, como de 1 a 3 apenas. O intuito é atender pessoas que precisam de uma solução específica para uma situação pontual. Nesse caso, elas buscam um aconselhamento, e não desejam contratar um pacote amplo.

5. Treinamentos

As técnicas de coaching também podem ser utilizadas para oferecer treinamentos, cursos e palestras. Trabalha-se com grupos maiores e com um tema específico, de uma forma mais eficaz por aplicar-se a metodologia do coaching.

6. Trabalho em parceria

Também é uma tendência que dois ou mais coachs trabalhem em parceria, oferecendo atendimento para o mesmo cliente. Nesse caso podem ser especialistas em dois nichos diferentes, ou no mesmo, e a parceria seria realizada para atender grandes grupos, ou quando é preciso dois tipos de abordagens.

Mas para que isso seja um sucesso e os resultados satisfatórios, é preciso que exista total sinergia entre aos profissionais e que suas ideias sejam as mesmas, a fim de não comprometer a qualidade do atendimento.

É importante estar sempre atualizado e acompanhando o mercado de coach para conhecer as novidades que surgem, assim é possível manter-se informado e competitivo, oferecendo um atendimento cada vez melhor.

Quais as novas especialidades do coaching?

Frequentemente novas especialidades surgem no coaching, e vemos a concretização da tendência número 1, que citamos no item anterior: a formação de nichos cada vez mais específicos. E isso é muito positivo para o mercado e para as pessoas que buscam por um coach.

Mas ao mesmo tempo o surgimento dessas especialidades faz pensar o que determina a criação delas. Parece se um processo de estudo e planejamento, certo? Mas na verdade é algo bem mais simples do que isso.

Qualquer pessoa pode atuar como coach, desde que faça a especialização e obtenha a certificação para isso. A partir daí ela então pode dedicar-se a fazer atendimentos específicos naquilo que mais lhe agrada ou é especialista.

Um médico ginecologista, por exemplo, pode atuar como coach para gestantes, o que inclusive é uma nova especialidade que vem ganhando mercado. Um nutricionista pode se tornar um coach nutricional e atuar especificamente com pessoas obesas, hipertensas, atletas, diabéticos, entre tantos outros.

Então novas especialidades surgem a cada dia porque os profissionais de uma determinada área e que possuem conhecimento amplo nela decidem atuar como coachs nesse segmento. E isso possibilita oferecer atendimento cada vez mais personalizado e que atendam com eficácia as necessidades das pessoas.

Algumas novas especialidades do coaching também são:

  • para mulheres;
  • de talentos;
  • para jovens;
  • de prosperidade;
  • para aposentados;
  • de relacionamentos;
  • esportivo.

E com certeza novas ainda surgirão, porque o mercado está cada vez mais aquecido e os profissionais encontram nele uma oportunidade de aplicarem os conhecimentos que dominam, gerando resultados que além de ajudarem as demais pessoas a atingirem seus objetivos ainda o realizam como pessoa e em sua carreira.

Uma nova especialidade surge sempre que alguém pretende atender a uma carência do mercado, ou percebe que sua habilidade poderia ajudar outras pessoas ou empresas. Trata-se de enxergar a oportunidade e a necessidade, atendendo a elas.

O que é preciso para destacar no mercado de coaching?

Todos os meses novos coachs se formam e começam a atuar na profissão. Muitos já estão atuantes e ainda tantos outros logo estarão se formando também. Mas entre todos eles o que fazer, então, para conseguir se destacar no mercado?

Esse é um ponto muita importante para sua carreira, porque trata-se do diferencial que vai te fazer sair do grupo comum para se colocar naquele dos especialistas e realmente profissionais do ramo. E estar nesse grupo mais seleto é fundamental para conseguir ganhar prestígio e reconhecimento.

Todas as pessoas que se formam como coachs recebem as mesmas informações e treinamento, aprendem as técnicas e as metodologias. O que vai fazer com que 1 entre 10 ocupe o primeiro lugar são as ações que ele promove e sua postura. A seguir listamos 6 fatores que podem lhe ajudar a ter o destaque que deseja. 

1. Especialização

Essa deve ser a sua primeira preocupação para alcançar o destaque que deseja. Aqui é interessante que você busque por um dos nichos específicos que nós citamos, porque assim pode se tornar referência nele e ter a preferência dos clientes.

2. Fidelidade ao método

Você pode desenvolver a sua forma de abordar e atender seus clientes, porém, é fundamental que se mantenha fiel à metodologia como base para suas ações. Isso vai demonstrar o seu profissionalismo e preparo para atuar no mercado.

3. Marketing

Considere que atuar como coach é um negócio como qualquer outro, e por isso você precisa divulgá-lo para ser conhecido Mas é fundamental traçar estratégias de marketing para convencer o seu público de que você é o melhor naquilo que faz. Suas ações devem englobar a duas modalidades de marketing:

Pessoal

Sua imagem precisa ser vendida da maneira certa para que conquiste a confiança das pessoas e consiga atrair mais clientes. O marketing pessoal começa em sua aparência, passa pela forma de se comunicar e expressar, e continua no modo como se apresenta nas redes sociais, em eventos, nos atendimentos, entre outros mais.

De vendas

A estratégia de vendas precisa ser bem elaborada para que as pessoas entendam que o seu serviço é necessário e útil para elas. Precisam confiar nele, acreditar em sua competência e ver nisso usam vantagem para si. É preciso cativar e convencer para atrair.

4. Resiliência

Nem sempre as coisas vão dar certo, e os resultados não surgem da noite para o dia. Então, o coach que deseja se destacar também deve ter resiliência para conseguir adaptar-se às mudanças e refazer-se quando algo sair errado, aprendendo com seus erros e mudando sua estratégia.

5. Persistência

Grandes edifícios são construídos com um tijolo de cada vez, e para que você alcance o seu objetivo deve trabalhar cada um desses tijolos da sua carreira, sendo persistente para conseguir destacar-se. Dificuldades e problemas podem surgir, mas eles não devem ser um motivo para estagnar ou desistir.

6. Organização

Seu trabalho precisa ser organizado para que você mantenha o controle de tudo o que está fazendo, especialmente se atende diversos clientes. Como precisa dedicar-se a cada um, deve ter ainda mais organização e planejamento. Isso vai possibilitar que você não se atrapalhe com sua agenda e na hora dos atendimentos.

7. Mudar a si mesmo

Com certeza você já deve ter ouvido falar que mudança do mundo começa em cada um, certo? E isso é verdade também no coaching, porque para ajudar na transformação das outras pessoas você precisa ter realizado sua também.

Aplique as técnicas em si mesmo, desenvolva seu potencial, faça um coaching também, para conseguir alcançar autoconhecimento, a inteligência emocional e conhecer suas habilidades e limitações, a fim de desenvolver as primeiras e controlar as segundas.

Qual a relação entre a psicologia positiva e o coaching?

A psicologia positiva é uma técnica ou metodologia que visa trabalhar as emoções, sentimentos e pensamentos positivos da pessoa. Diferentemente da psicologia tradicional, que tem o foco em traumas e problemas do presente ou passado, a psicologia positiva incentiva o que há de melhor nas pessoas.

Isso não significa que a psicologia tradicional esteja errada ou utilize uma metodologia negativa, mas que a psicologia positiva pode ser mais indicada em alguns casos porque traz uma abordagem diferente.

Por seus resultados e foco ela se relaciona com outras técnicas também, como a Hipnose Ericksoniana e o coaching, porque possibilita que as pessoas desenvolvam o autoconhecimento. O foco não é na superação de algum problema, mas no pensar positivo para que o comportamento e atitudes sejam modificados.

O coaching, a hipnose e PNL também proporcionam essa mesma mudança que a psicologia positiva oferece, auxiliando na transformação da pessoa em sua mente e seus pensamentos, para que isso se reflita em suas atitudes.

E é justamente nesse sentido que se faz interessante associar a psicologia positiva com o coaching. Isso porque a psicologia faz com que a pessoa pense de forma positiva, estimula o cultivo de sentimentos e emoções que são benéficos. Já o coaching, baseado na liderança e motivação, estimulam a atitude.

Ou seja, se unirmos os benefícios da psicologia positiva ao incentivo do coaching conseguimos chegar num resultado mais que satisfatório, porque nesse caso a pessoa confia que tudo vai dar certo, acredita em si mesma e seu potencial e toma atitudes para promover a mudança que deseja.

A relação entre essas duas técnicas, então, está no fato de que elas trabalham de forma que seja estimulado o melhor de cada um. Promovem a mudança interna, fazendo com que a pessoa conheça a si mesma, suas qualidades e saiba como vencer suas limitações.

Quais livros um coach de sucesso deve ler?

Estudar, aprender, conhecer, aprimorar e se manter atualizado, são atitudes que todo coach deve ter. A leitura de bons artigos, estudos, pesquisas e livros se faz muito necessário para isso, e alguma obras que merecem destaque.

Elas trazem um conteúdo útil e esclarecedor, que pode ajudar o profissional a somar métodos em seus atendimentos, bem como conhecer um pouco mais sobre a mente humana e o comportamento.

Aqui listamos algumas sugestões de livros que são interessantes e todo coach de sucesso deveria ler. Cada um deles traz informações positivas que podem te ajudar a crescer como profissional e ter destaque em sua carreira. Acompanhe:

  1. Atitude mental positiva (Napoleon Hill) – Um clássico do autor que fala a respeito de como as atitudes positivas atraem o sucesso e as negativas o sabotam.
  2. O teste do marshmallow – porque a Força de vontade é a chave do sucesso (Walter Mischel) – Aborda como a força de vontade é a chave para tudo o que desejamos fazer ou mudar.
  3. Os sete hábitos das pessoas altamente Eficazes (Stephen Covey) – Aponta quais são os hábitos que uma pessoa precisa adotar para ter felicidade e sucesso.
  4. Inteligência emocional (Daniel Goleman) – Aborda questões polêmicas e mostra como o controle das emoções é essencial para desenvolver a inteligência.
  5. Inteligência positiva (Shirzad Chamine) – Ajuda a descobrir se sua mente tem agido a seu favor ou contra você.
  6. Cérebro cinzento, cérebro ensolarado (Elaine Fox) – Mostra como treinar a mente para que ela seja mais positiva e possamos viver uma vida “ensolarada” e não “cinzenta”.

Ainda há muitos outros títulos interessantes para complementar seus estudos e agregar conhecimentos, por isso, sempre busque aprimorar-se.

Uma formação em coach pode ajudar um profissional a atrair pacientes ou clientes, dependendo de seu segmento de atuação. Ou então ser o início uma nova carreira para quem deseja uma mudança em sua vida. Mas é precisa preparar-se para adquirir todo conhecimento necessário e ainda alcançar destaque em meio a tantos coachs que há no mercado.

Estudo, dedicação, desenvolvimento pessoal e especialização são fatores determinantes, que vão proporcionar o diferencial que é preciso para alcançar sucesso na carreira e ter a preferência das pessoas.

É fundamental jamais esquecer que um coach de sucesso é aquele que se dedica ao seu trabalho, que tem total comprometimento com seus clientes, que procura manter-se atualizado e trabalha de forma ética e profissional. Acumulando essas características você terá destaque e vai atingir seu objetivo de ser reconhecido no mercado.

E então, este conteúdo foi elucidar, não é? Baixe nosso ebook e aprenda ainda mais!