A auto-hipnose tem se consagrado como um eficiente método de tratamento de aflições psicológicas e até mesmo físicas. Por ser uma técnica de fácil aplicação, traz benefícios a quem à pratica e é cada vez mais considerada uma abordagem extremamente eficaz.

Se a auto-hipnose é um conceito ainda novo para você, leia este post e aprenda mais sobre ela. Nele, explicaremos sobre a prática, a ciência, seus benefícios e como fazê-la. Caso já tenha conhecimento da auto-hipnose, essa é uma ótima oportunidade de conhecer ainda mais sobre a técnica.

Não perca tempo, aprenda mais sobre a auto-hipnose!

Sobre a auto-hipnose

Segundo Milton Erickson toda hipnose é auto-hipnose. Por meio dela, a atenção da pessoa em estado hipnótico (estado extremamente focado), torna a mente mais suscetível à sugestões.

Através da Hipnose Ericksoniana, é possível entrar em contato com a mente inconsciente, trazendo inúmeros benefícios, sendo possível ressignificar mudanças importantes em sua vida pessoal e profissional.

Como a auto-hipnose pode atuar

Diante do estado mental de alta concentração que a pessoa hipnotizada atinge, seu inconsciente passa a ser mais suscetível a receber sugestões.

Em um estado normal de concentração, sugestões muitas vezes ficam retidas pelas barreiras da mente consciente, por mais lógicas ou razoáveis que possam parecer. O consciente pode criar barreiras por motivos como medo, orgulho ou insegurança, e a auto-hipnose pode ajudar a eliminar essas barreiras.

A hipnose clínica pode ser uma grande aliada para o seu crescimento pessoal e profissional.

Um dos grandes freios em nossa evolução, é o medo de falhar, que pode acometer qualquer pessoa por mais qualificada e bem preparada que esteja. Se o medo o impede de agir, ele deve ser tratado — e a auto-hipnose é método mais eficaz para o seu tratamento.

Além de medos, a ansiedade também pode ser evitada ao anular estímulos aflitivos produzidos pela mente do indivíduo. A depressão pode ser contornada ao introduzir estímulos positivos em um paciente que tenha problemas para sair de seu estado de desânimo.

Benefícios da auto-hipnose

A auto-hipnose também traz inúmeros benefícios indiretos e importantes para quem a pratica.

A concentração é um desses grandes benefícios que a auto-hipnose leva ao indivíduo. Ao aprender a auto-hipnose e desenvolver o estado de consciência que envolve atenção focada, tarefas triviais do dia-dia que envolvem um maior poder de concentração tornam-se muito mais fáceis, auxiliando imensamente na produtividade e no aperfeiçoamento de tarefas cotidianas.

O ato de permanecer concentrado também torna o indivíduo melhor comunicador, tanto por se tornar um bom ouvinte quanto por conseguir se manter focado no estado atual, aliviando sintomas como ansiedade, estresse, insegurança, etc.

Como praticar a auto-hipnose

É importante seguir alguns passos primordiais para entrar em estado altamente focado e conseguir tirar o máximo de proveito da auto-hipnose. Esses passos são descritos por Betty Erickson e foram praticados pelo próprio Milton Erickson, sendo ensinados pelo ACT INSTITUTE.

A seguir, vamos dar algumas dicas de como praticar a auto-hipnose para que você consiga aproveitar o máximo dessa técnica.

Relaxamento

A base para o funcionamento de uma auto-hipnose é sua prática em um ambiente em que seja possível relaxar. Relaxamento não é apenas conforto, mas distância de possíveis fatores de distração.

Portanto, escolha um horário de baixo movimento, afaste-se de aparelhos eletrônicos e, sendo necessário, avise as pessoas ao seu redor para que não seja incomodado. Em um consultório, é útil adotar mecanismos de abafamento acústico, para que sons vindos de fora não atrapalhem a concentração do paciente.

Objetivo

É necessário ter um objetivo bem delimitado antes de entrar em transe. Esse objetivo é o que determina o conteúdo das sugestões hipnóticas dadas, e a consistência dessas sugestões é essencial para a eficácia do tratamento.

É importante que haja uma consistência e rotina das sugestões hipnóticas e suas sessões. Quanto mais são realizadas, mais habituado o paciente fica ao método e as sugestões tornam-se mais eficientes.

Outro fator importante, é um objetivo a ser atingido, como por exemplo, se livrar da ansiedade para uma apresentação. Você sozinho ou com o seu hipnoterapeuta podem gerar sugestões como “estou devidamente preparado”, “o conteúdo da apresentação é ótimo”, “a empresa precisa da minha ideia”, dentre outras.

Atingir um objetivo específico com diferentes tipos de abordagens funciona melhor do que tentar alcançar um objetivo mais amplo.

Sugestões positivas

Ao elaborar sugestões hipnóticas conforme o objetivo estabelecido, evite sugestionar ações negativas. Substitua-as por ações e afirmações positivas.

Essa abordagem funciona melhor porque efetivamente coloca uma ideia no lugar daquela que se pretende afastar. Por exemplo, se o paciente quer perder peso, a sugestão “não vou comer comidas gordurosas” pode se mostrar muito vaga.

Substitui-la por sugestões como “vou praticar exercícios físicos quatro vezes por semana” ou “vou comer salada no almoço e no jantar” refletem ações específicas que respondem a uma pergunta do tipo “se não vou mais fazer isso, o que vou fazer no lugar?”, dificultando a resistência que o inconsciente possa trazer às sugestões.

Persistência

A hipnose, tem se mostrado o meio mais eficaz de tratamento terapêutico, sendo constantemente estudada por universidades conceituadas como Stanford nos Estados Unidos e utilizada na medicina tradicional para tratamento e alívio de enfermidades, comprovando sua eficácia.

No entanto, ser suscetível a auto-hipnose é questão de prática. O seu autoconhecimento e autodesenvolvimento devem ser encarados como parte do seu dia-dia, um processo de evolução. Dessa forma, você será capaz de ressignificar diversos aspectos, pessoais e profissionais.

As soluções são sempre maiores, mais inclusivas que eram os problemas. Quase sempre incluem, múltiplas ideias, múltiplos recursos e múltiplas propostas. Elas criam frequentemente soluções para outros problemas que talvez não tenham sido trabalhados e elas quase sempre criam uma atmosfera de competência e habilidades ampliadas. O estado de transe através da auto-hipnose ajudam as pessoas a expandirem as soluções e habilidades conscientes ao criarem uma comunicação com as habilidades e recursos inconscientes. 

Lembre-se: Não existe resistência, a mente inconsciente reúne todas as peças necessárias do quebra-cabeça, ninguém é resistente a solução do seu próprio problema, o que é preciso, é o acompanhamento e diferentes tipos de abordagens contextualizando um mesmo problema de várias formas. 

O ACT INSTITUTE é o maior instituto de Hipnose Ericksoniana do Brasil, sendo o único na amerina latina a possuir um trainer com a certificação ASCH – American Society Of Clinical Hypnosis. Através da auto-hipnose associada as técnicas Ericksonianas, você será capaz de se comunicar com sua mente inconsciente, obtendo resultados transformadores. O nosso objetivo é ajudar as pessoas a alcançarem suas metas e ter uma vida mais produtiva e saudável. 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais como funcionam os hábitos humanos e como a auto-hipnose pode ajudar neles? Não deixe de ler nosso e-book Mudança de hábitos: como as transformações ocorrem na mente!