Ao longo de minha carreira, visitei muitos lugares, com culturas locais muito diferentes entre si e entre a minha própria bagagem cultural. Dentre os diversos costumes de cada uma, devo dizer que as comunidades religiosas foram grandes fontes de conhecimento e admiração.

Lembro-me de encontrar entre algumas culturas, comunidades religiosas que tinham em seu “organograma” os chamados Comitês da Clareza.

No princípio, o nome pode parecer algo impositivo, mas, ao conhecer o funcionamento interno do grupo, você presenciava os ensinamentos de Erickson ganhar vida.

O modus operandi, em geral, era da seguinte maneira: você expunha seu problema pessoal para este pequeno grupo de pessoas, no qual cada integrante era expressamente proibido de sugerir resoluções ou dar conselhos; porém, durante as três horas destinadas a você, eles deveriam ser completamente honestos e questionar a situação sob diversos aspectos, a fim de ajudá-lo a descobrir sua verdade interior.

Todo o processo visa auxiliar a pessoa a encontrar sua própria e única solução. Em nenhum momento, o comitê era permitido dizer qual solução generalizada cabia àquela questão.

Pois, quando trabalho com um paciente, assumo a mesma postura que os integrantes do Comitê da Clareza.

Nunca dou respostas e nunca tento “consertar” através de conselhos, mas, sim, utilizo um caminho único de aceitação, criado pelo paciente e por mim, e, durante a caminhada, tento elucidar informações e promover novas associações por meio da introdução de metáforas e histórias que ajudam a descobrir e reavaliar a verdade interior.

O interessante de toda essa história é que, consciente ou inconscientemente, os Comitês de Clareza utilizam esta abordagem ericksoniana como uma ferramenta poderosa para ajudar ao próximo, assim como eu, independentemente do lugar, cidade ou país.

A Hipnose Ericksoniana no auxílio à busca da sua verdade interior

A Hipnose Ericksoniana, desenvolvida pelo psiquiatra norte-americano Milton Erickson, é o sinal mais representativo da evolução e da valorização científica da Hipnoterapia; é por meio dela que você entrará em contato com a sabedoria armazenada em sua mente inconsciente, sem nunca entrar em choque com suas crenças e opiniões pessoais.

Assim como no Comitê da Clareza, a Hipnose convidará você a sentar-se e expor suas questões. A filosofia Ericksoniana é baseada no respeito ao próximo e na certeza de que todo ser humano possui em si a capacidade de autocura, e, por isso, ao utilizar a técnica você tem a convicção verdadeira de encontrar nela o melhor auxilio para modificar a situação ou o comportamento que está incomodando.

A abordagem filosófica de Erickson dá a você a chance de modificar suas estratégias de ação, criando, assim, mais possibilidades em sua vida. Para mais informações sobre a Hipnose Ericksoniana, acesse http://goo.gl/GKopMP