Aumentar a autoestima dos coachees é uma tarefa que todo coach enfrenta semanalmente. Além de todas as instruções e tarefas diárias, é comum ter uma tabela de frases mentais prontas para mandar embora qualquer vestígio de desistência ou baixa autoestima. O bom coach se preocupa com todo o bem estar de seu coachee, o que por vezes acaba o fazendo esquecer de uma pessoa tão importante para o processo quanto o próprio cliente, ele mesmo.

São tantos aspectos para estar atento, a rotina corrida e todo o estudo empregado diariamente, que se esquecer de trabalhar o próprio bem-estar e saúde mental é muito comum entre diversos coaches. No entanto, é importante lembrar que aumentar a autoestima pessoal é tão importante quanto aumentar a autoestima de seu coachee, afinal, a frase “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” de forma alguma entra no vocabulário de um coach profissional.

Desde treinar a mente para encontrar a própria essência até o aprendizado de deixar de lado críticas vãs, fizemos uma lista de pensadores que ensinam e ainda ajudam com frases atemporais. Anote em seu caderno, cole no seu espelho ou até na porta da geladeira, mas não esqueça de sempre trazê-las em mente!

  1. “Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha” – Confúcio

 

  1. “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo” – José Roberto Marques, Master Coach.

 

  1. “Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.” – Clarice Lispector

 

  1. “O fracasso sempre me levou a tentar com mais entusiasmo na vez seguinte.” – Michael Jordan

 

  1. “Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento” – Eleanor Roosevelt

 

  1. “Coragem é a resistência e o domínio do medo, não a ausência dele”. – Mark Twain

 

  1. “A mente é tudo. Você se torna aquilo que você pensa” – Buddha.

 

  1. “Uma vez que você tenha aceitado suas falhas, ninguém poderá usá-las contra você” – Tyrion Lannister

 

  1. “O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada” – Oscar Wilde

 

  1. “Nunca deixe que alguém lhe diga que não pode fazer algo. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final.” – À Procura da Felicidade.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

A ansiedade, o excesso de passado e a dúvida das próprias competências são alguns dos maiores vilões da autoestima. Assim como relacionamentos tóxicos no ambiente de trabalho e pessoal, que acabam deixando qualquer um para baixo. Como coach, não se cobre tanto, você também tem o direito de desmoronar de vez em quando, mas nunca deixe de levantar! Aumentar a autoestima é um processo contínuo que você vai por vezes falhar, mas que jamais deve deixar de colocar em prática.

 

Ame-se, encoraje-se, encontre sua essência e não deixe que nada ou ninguém se coloque em seu caminho de ascensão pessoal e profissional! O encorajamento pessoal é o primeiro passo para oferecer maior conhecimento aos seus clientes. Além deste exercício, existem vários outros que você pode colocar em prática. Quer conhecer alguns cursos que podem te ajudar? Acesse: http://actinstitute.org/

 

Grande abraço e até a próxima!
Equipe Act Institute