Existe um grande tabu sobre o conceito de hipnose, já que grande parte das pessoas acredita se tratar de um sujeito em um palco aplicando diversos truques. Apesar da hipnose de palco ser, sim, uma das vertentes, nada tem a ver com a hipnose ericksoniana.

 

Estamos falando de uma prática estudada e desenvolvida pelo psicólogo Milton Erickson, que descobriu que a mente pode ser facilmente reprogramada quando se há táticas específicas de comunicação com o inconsciente – responsável por 95% dos nossos atos, pensamentos e hábitos.

 

Aplicando a técnica em seus pacientes, você poderá notar uma mudança extraordinária em um período muito menor de tempo, e é justamente por isso que a hipnose ericksoniana se manteve até os dias de hoje. A ACT Institute, a fim de educar sobre o assunto, separou algumas das maiores formas que a prática ajuda a tratar. Veja só:

 

Ansiedade: o  transtorno de ansiedade, assim como outros transtornos, é uma das áreas que a hipnose ericksoniana auxilia no tratamento. Através da comunicação com o inconsciente, é possível programar o cérebro para focar no momento presente, deixando as preocupações futuras de lado. É um dos tratamentos mais utilizados.

 

Estresse: ele assola a maioria de nós. É difícil viver uma rotina sem se deparar com ele de vez em quando, mas existem casos extremos que podem levar a outros problemas e doenças. É aí que a hipnose ericksoniana entra, utilizando uma linguagem específica para alterar o estado de estresse, tranquilizando o paciente.

 

Maus Hábitos: desde a má alimentação até a falta de exercícios físicos, muitos hábitos ruins são programados no cérebro por estarmos acostumados a viver uma rotina da mesma forma, e alterar de uma hora para outra não é nada simples. No entanto, a hipnose ericksoniana auxilia a alterar mentalmente os hábitos ruins e abrir a porta para novos hábitos.

 

Autoconhecimento: um profundo mergulho ao inconsciente pode abrir portas a descobertas incríveis sobre si mesmo. O autoconhecimento é uma consequência benéfica da hipnose ericksoniana, que ajuda a entender diversos comportamentos, pensamentos e ações que mantivemos e mantemos.  

 

Vícios: a hipnose ericksoniana não ajuda apenas a alterar hábitos ruins, mas pode ir ainda mais fundo e se comunicar com a parte cerebral que tem mantido vícios, como fumar, por exemplo, auxiliando na extinção total dos mesmos.

 

Disposição e energia: muitas vezes o sedentarismo ou o cansaço contínuo não vêm de uma rotina extremamente puxada fisicamente, mas sim de um cansaço mental ou até emocional que não está sendo identificado. A hipnose ajuda a identificar de onde vêm a falta de energia, assim como  alterar o estado indisposto do paciente.

Hábitos saudáveis: você quer comer melhor? Fazer mais exercícios? Desenvolver uma rotina saudável? A maioria de nós quer, mas poucos desenvolvem o hábito. Isso porque nossa mente não está acostumada a este tipo de rotina. A hipnose ericksoniana auxiliá muito nessa questão e pode despertar o nosso cérebro para entender que a saúde faz, sim, parte do cotidiano.

 

Traumas: os traumas são uma das áreas que a hipnose ericksoniana mais atua. Muitas vezes, possuímos comportamentos, atitudes e até sentimentos que carregamos de traumas passados e até presentes. A hipnose ericksoniana ajuda a identificar e tratar estes traumas da forma mais profunda e completa possível.

 

Dores crônicas: pode parecer mentira, mas Milton Erickson (criador da hipnose ericksoniana) possuía uma doença que acabou o motivando para estudar ainda mais como tratar dores através da hipnose, e ele obteve sucesso. A hipnose ericksoniana consegue tratar diversas dores crônicas, e até mesmo outras doenças.

 

Medos e fobias: os medos e as fobias são totalmente irracionais, certo? Isso quer dizer que são totalmente controlados por nosso inconsciente. Já pensou em se livrar deles? Uma comunicação direcionada pode alterar isso facilmente! Este é o papel da hipnose ericksoniana sobre os medos e fobias.

 

Pode parecer um grande milagre, mas não é. Estamos falando sobre a ciência da mente em prática. Quer entender exatamente como funciona? Neste vídeo o Dr. Stephen Paul explica: hipnose ericksoniana! Se preferir, pode fazer o download gratuito do nosso e-book exclusivo aqui: (link ao ebook).

 

Até breve,

ACT Institute.