“Gratidão é a flor mais bela que brota na alma”
Henry Ward Beecher

Não é nenhum segredo que a gratidão está correlacionada com a satisfação e a felicidade. Inúmeras pesquisas, em especial no campo da Psicologia Positiva, mostraram que a gratidão e a satisfação com a vida andam de mãos dadas. O pensamento positivo e a satisfação em viver cada dia por inteiro, mesmo quando a situação não for tão lisonjeira, são características natas daqueles que tendem a ser mais gratos.

E, apesar deste entendimento intuitivo da importância da gratidão, muitas vezes, quando a vida nos prega peças, essa mentalidade desaparece. Certamente, é mais fácil ser grato quando você está em uma maré de sorte e as coisas fluem a seu favor. No entanto, o verdadeiro teste de resistência e gratidão é quando a vida não segue o caminho planejado.

Se você está perdendo mais do que está ganhando e parece que não consegue superar os obstáculos impostos, decepções e injustiças da vida, a sua gratidão é derrubada por um sentimento de injustiça. Ao experimentar a perda, a frustração e, até mesmo, o trauma, nos sentimos especialmente surpreendidos e alvos fáceis dos pensamentos negativos.

A vida é o sinônimo de surpresa e ela, por si só, já é uma dádiva pela qual devemos ser gratos. Tornarmo-nos gratos por cada dia que podemos viver, por cada obstáculo colocado em nosso caminho para aprendermos a superá-lo, por um simples sorriso, já é ação suficiente para começar uma mudança duradoura e definitiva a partir do eu interno.

E alguns hábitos podemos incluir em nosso dia a dia para começar a experimentar essa mudança significativa. A seguir, você aprenderá 10 ações que ajudarão a ser uma pessoa mais grata, positiva e resiliente aos infortúnios.

1 – NÃO PENSE QUE A VIDA TE DEVE ALGO Nem sempre coisas boas acontecem com pessoas boas, por isso, não crie hábitos baseados no pensamento de que a vida te deve algo. Doenças, aflições e, até mesmo, a morte de pessoas inocentes, são, infelizmente, parte da vida e a reflexão que isso nos traz não deve ser de que a vida é injusta, mas, sim, que podemos seguir em frente, apesar das situações adversas.

2 – SEJA FELIZ E PONTO FINAL.
Não imponha condições à sua felicidade. Não se prenda à pensamentos como “Quando isso acontecer, só então, serei feliz”. Tente adaptar-se ao que acontece ao invés de tentar mudar o que não pode ser mudado, desta maneira, terá mais tempo e energia para dedicar à você.

3 – PARA CADA AÇÃO, HÁ UMA REAÇÃO
Compreenda que não terá arco-íris sem chuva, mel se a abelha não existir e, muito menos, rosa sem espinhos. Cada situação é uma parte importante de sua vida e experiências boas e más existem para equilibrá-la. Portanto, aprenda o que cada momento tem a ensinar.

4 – PLANEJE O SEU AMANHÃ SEM PERDER A ESPERANÇA
O futuro é incerto e aí é que reside a diversão de viver. Por isso, aprenda a planejar o seu futuro, com metas e projetos congruentes, sem esquecer de viver um dia de cada vez, com esperança de que o amanhã será melhor.

5 – LIVRE-SE DAS AMARRAS DA AMARGURA E DO RANCOR
Você pode até cultivar esses sentimentos, mas tenha certeza de que não sobrará muito espaço para a gratidão. Perdoe-se e trabalhe o perdão para àquele que, de alguma maneira, te feriu. Como Buda disse “Sustentar a raiva é como segurar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em outra pessoa; você é o único que fica queimado. “

6 – O CAMINHO DA GRATIDÃO VALE A PENA
Gratidão nem sempre vem naturalmente, especialmente nos momentos mais difíceis. Em tais momentos, tente manter uma boa perspectiva e exercite pensamentos e ações positivos. Se não conseguir sozinho(a), não sinta vergonha em procurar um guia espiritual, seus familiares ou um ombro amigo. O seu bem-estar vale todo o esforço.

7 – LEMBRE-SE: VOCÊ POSSUI TODA A FORÇA NECESSÁRIA DENTRO DE SI
Incorpore pensamentos saudáveis à sua vida. Analise as questões adversas e tente enxergar o que há de bom e o que há de mau nelas. Essa simples ação te trará mais clareza sobre o assunto e mais força para enfrentar a situação, já que você terá plena consciência da natureza real do que está acontecendo.

8 – SEJA MAIS FLEXÍVEL PERANTE AS SITUAÇÕES
Pessoas que pensam de forma flexível estão em vantagem na vida, já que a flexibilidade é a chave para o crescimento e a sabedoria. Por isso, não tenha medo de abrir mão de uma forma de pensar ou agir por uma possibilidade melhor. Perceba que você tem o controle de suas percepções e do direito de mudar, no momento que desejar.

9 – AUTOCONHECIMENTO É PRIMORDIAL
O autoconhecimento te dará respaldo em momentos de revés na vida, assim como, te dará clareza para enxergar mais lições do que decepções nestes momentos singulares. Afinal de contas, a vida é um grande professor e nos ensina coisas que ninguém jamais poderia. Mesmo os erros e os fracassos têm que ser vistos como oportunidades de aprendizado.

10 – DEFINIÇÃO
O parâmetro para sua autoestima deve sempre ser sua determinação e seus sonhos, e não seus arrependimentos, suas decepções e seus erros. A autoestima positiva estabelece a base para o agradecimento e uma atitude permeada pela gratidão não tem muito espaço para a recriminação e para a baixa autoestima. Lembre-se que pessoas presas em arrependimentos do passado se veem como perdedores na vida, sem nunca conseguir reconhecer as próprias conquistas. Fuja deste modo de pensar.